Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Juiz condena Instituição de Ensino a pagar danos morais por demora na expedição de carta de anuência para baixa de protestos

Publicado por Maria Izabel Penteado
há 10 anos

Na data de 06.10.2014, o MM. Juízo da D. 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Foro Central de São Paulo condenou uma Instituição de Ensino a pagar 10 salários mínimos de indenização por danos morais a um aluno que, após o pagamento de dívidas relacionadas as mensalidades da Universidade, não conseguiu obter a carta de anuência para baixa dos protestos relacionados a estas dívidas.

O nome do aluno ficou protestado por mais de 120 dias após o pagamento e após o pedido de expedição da competente carta de anuência, o que configurou abuso por parte da Universidade.

Destaque-se trecho da sentença:

“(…). Portanto, se era indevida a manutenção dos protestos, presumem-se os prejuízos extrapatrimoniais, pois que in re ipsa. Faz-se necessário, portanto, arbitrar o valor da respectiva indenização, tarefa sempre muito dificultosa, ante a ausência de critérios claros e objetivos para mensurar a dor sofrida por outrem. Consoante jurisprudência majoritária, para fixar o quantum, é necessário considerar que a indenização não visa reparar, no sentido literal, a dor, mas aquilatar um valor compensatório para amenizá-la. Deve, pois, representar para a vítima uma satisfação, igualmente moral, psicológica, capaz de neutralizar o sofrimento impingido. Ao mesmo tempo, tem de surtirum efeito pedagógico, desestimulador, a fim de evitar que o responsável reincida no comportamento lesivo. De um lado, um respeitável cidadão; de outro, uma poderosa prestadora de serviços educacionais. Nessa hipótese, mostra-se bastante razoável fixar o valor da indenização em R$7.240,00 (sete mil duzentos e quarenta reais), o que corresponde a dez salários mínimos. Trata-se de quantia que não se mostra ínfima ou exagerada, especialmente se considerada a gravidade dos fatos relatados na inicial. (…)”

Processo nº 1002276-51.2014.8.26.0016

  • Sobre o autoradvogada especialista em processo civil pela PUC-SP
  • Publicações25
  • Seguidores107
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-condena-instituicao-de-ensino-a-pagar-danos-morais-por-demora-na-expedicao-de-carta-de-anuencia-para-baixa-de-protestos/144045523

Informações relacionadas

Maria Izabel Penteado, Advogado
Artigoshá 10 anos

Juiz determina a cobertura de cirurgia bariátrica por plano de saúde

Maria Izabel Penteado, Advogado
Artigoshá 7 anos

O Aumento dos contratos de seguro saúde coletivos por adesão além do limite da ANS de 13,55% para 2017

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Mútuo (Empréstimo De Coisa Fungível)

Maria Izabel Penteado, Advogado
Notíciashá 9 anos

Juiz determina que plano de saúde libere tratamento de radioterapia por IMRT/IGRT

Maria Izabel Penteado, Advogado
Notíciashá 3 anos

TJSP mantém ordem de reinclusão de aposentado excluído de plano de saúde de forma unilateral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)