Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Juiz determina que plano de saúde libere tratamento de radioterapia por IMRT/IGRT

Publicado por Maria Izabel Penteado
há 9 anos

Em sede de antecipação de tutela de ação de obrigação de fazer proposta contra a UNIMED, a D. Juíza da 39ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Capital, determinou que a Seguradora, em prazo de 48 horas, liberasse tratamento de câncer à Segurado, incluído exames preliminares e medicamentos para radioterapia por IMRT/IGRT.

A determinação para liberação do tratamento foi embasado na seguinte fundamentação:

“ (...). Os documentos de fls. 21/47 comprovam a relação de consumo firmada entre as partes, ou seja, a prestação de serviços de assistência à saúde pela requerida. Outrossim, os documentos constituem prova suficiente da verossimilhança das alegações iniciais, ou seja, da doença que acomete o requerido e da urgência, dada a gravidade da doença e suas consequências, bem como a solicitação de realização do procedimento de radioterapia pelo médico (fls. 61) o qual não foi atendido pela requerida, ou seja, a cobertura foi negada para o tratamento junto ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz (fls. 54).

Não cabe ao Judiciário ou a seguradora opinar sob a necessidade de realização do tratamento, especialmente, dada a prescrição médica (fls. 56 e 61). Assim sendo, presente a verossimilhança das alegações inicias e o perigo da demora, evidenciados os requisitos do art 273, do Código de Processo Civil e, por conseguinte, DEFIRO o pedido de antecipação da tutela para determinar à requerida que autorize e custeie o tratamento de radioterapia de resgate com IMRT/IGTR a ser realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, assim como exames e medicamentos necessários para o tratamento, no prazo de 48 horas contados de sua intimação, sob pena de multa diária (...)”.

A decisão é passível de reforma mediante a interposição de agravo de instrumento pela Seguradora ou, ainda, ao final do processo, entretanto a finalidade da propositura da ação foi atingida, já que o Consumidor está em vias de iniciar o tratamento.

  • Sobre o autoradvogada especialista em processo civil pela PUC-SP
  • Publicações25
  • Seguidores107
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-determina-que-plano-de-saude-libere-tratamento-de-radioterapia-por-imrt-igrt/167263441

Informações relacionadas

Maria Izabel Penteado, Advogado
Notíciashá 3 anos

TJSP mantém ordem de reinclusão de aposentado excluído de plano de saúde de forma unilateral

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 2 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Agravo de Instrumento: XXXXX-13.2024.8.26.0000 São Paulo

Maria Izabel Penteado, Advogado
Artigoshá 10 anos

Juiz determina a cobertura de cirurgia bariátrica por plano de saúde

Decisão determina que plano de saúde cubra tratamento de radioterapia

Maria Izabel Penteado, Advogado
Artigoshá 7 anos

O Aumento dos contratos de seguro saúde coletivos por adesão além do limite da ANS de 13,55% para 2017

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)